Festival de Bolos

O bolo é sempre um ponto alto numa festa. Não há quem resista ir à mesa de bolo e doces. Ela chama você e todos querem chegar até ela só para ver de perto a peça mais importante e tantas delícias.

A mesa de bolo e doces tem personalidade e o bolo é o comandante desse cenário tão lindo de se ver. Aquece o coração da gente, se deparar com uma mesa de bolo e docinhos arrumada com sabor, carinho, elegância e bom gosto.

Apesar de estarem na moda e serem bonitos e perfeitos, não sou muito fã do bolo falso, fake, ou cenográfico, como são chamados. Na minha opinião, os bolos cenográficos tem muita beleza, mas não tem graça, charme, vida, falta alguma coisa. Desde sempre achei que numa mesa de doces o bolo deveria ser de verdade.

Acredito que não tenha coisa mais prazerosa do que saber que teremos de sobremesa um bom pedaço do bolo dos noivos e nada mais lindo de ver, na mesa de doces, um bolo verdadeiro, que pode ser cortado tanto pelos noivos na hora das fotos, como posteriormente, ser distribuído em belas fatias aos convidados. Acho lindo, romântico, tradicional e um resgate dos belos e saborosos bolos verdadeiros de casamento ou aniversários.

Há quem discorde, claro, mas é só uma opinião, não se zanguem!

Temos bolos para todos os gostos e eles podem ser arrojados, rústicos, sem deixar de ser românticos; podem ser exuberantes e tradicionais ou ainda os apaixonantes e deliciosos naked cakes.

 

Uma boa confeiteira(o) saberá ajudar você a descobrir qual será o seu bolo de casamento ou de sua festa. Converse muito, pesquise, prove e encontre o que mais lhe agrada, tanto em aparência, quanto em sabor.

 

Muitas ideias, muitas cores, muitos formatos, muitos sabores.

Só olhar as fotos, tirar ideias e encomendar.

 

Imagens retiradas do Pinterest

 

 

View the embedded image gallery online at:
http://belpostigo.com/cerimonialista/#sigProGalleriadb7d44e111
  

Ahh... não orna!

Pergunta: Olá Bel, tudo bem?  Tenho uma dúvida. As cores do convite do casamento tem que combinar com as cores da decoração? 
Obrigada!!!
Enviado em: 15/04/2014 09:04

 

Olá Amanda bom dia!

 

Obrigada pelo contato e essa é uma boa pergunta.

Gosto de informar aos meus clientes que num casamento, alguns itens tem personalidade própria e não precisam de ajuda. O convite é uma delas. Não há necessidade de combinar com nada da decoração, ou seja, ele fala por si e pode ser do tamanho e cor que desejar. 

 

Outros itens que seguem o mesmo raciocínio, na minha opinião, são o bolo e o bouquet da noiva. Eles precisam estar lindos, maravilhosos mas não precisam combinar com cores da decoração. Eles se bastam e por terem tanta personalidade acabam se harmonizando com tudo.

 

Espero ter ajudado. Grande abraço.

Tecnologia ajuda e muito!

d29573dd59f01bf66160a6e639e0a3e3f1a25592

 

Pegando carona na materia Toque Tec da EPTV, resolvi fazer um post bem legal, para os que visitam meu site e me acompanham no Facebook.

 

Como poderão verificar na reportagem, a tecnologia pode ajudar e muito os casais a se programarem e planejarem todo seu casamento.

 

Temos aplicativos para quase tudo hoje em dia, então por que não usufruir dessa tecnologia toda?

 

Vejam só:

 

 LOGO ANUNCIOSITECasando por Fernanda Floret: o app possui um design bonito. A lista de tarefas é extremamente completa e é possível ter acesso a uma  lista de fornecedores de casamento. Também é grátis na Apple Store.

  •   

LOGO ANUNCIOSITEFábrica de casamento (para iOS, em português e gratuito): administra cerca de 160 tarefas até o casamento, como igreja, trajes e núpcias.

 

LOGO ANUNCIOSITEVera wang on weddings (para iOS, em inglês e gratuito): tem mais de mil fotos de vestidos, bolos e buquês.

  •  
  • LOGO ANUNCIOSITEWedding dress look book (para android, em inglês e gratuito): indica vestidos adequados ao corpo da noiva.
  •  
  • LOGO ANUNCIOSITEWedding planning (para android, em português e grauito): controle do orçamento por cateogrias, como vestido e decoração.
  •  
  • LOGO ANUNCIOSITEWedding happy: neste aplicativo também é possível dividir tarefas com o noivo e até mesmo com a mãe ou sogra. Também é grátis na Apple Store.
  •  
  • LOGO ANUNCIOSITEMeu casamento: permite gerenciar a lista de convidados, convites enviados, lista de padrinhos, além de um organizador de tarefas.
  •  

 

Como vêm esses são alguns dos aplicativos que podemos encontrar. E não são só os aplicativos que podem ajudar. Exite planilhas com formulas que já vão dando a perfeita ideia de quanto irão gastar e quanto estão gastando, ou seja, dá para se planejar com cuidado e certeza.

 

Podemos também aproveitar bastante das redes sociais, para combinar com convidados hospedagem, uso de vans e até confirmação de presença. Fazer grupos só dos padrinhos e madrinhas para deixar tudo certinho para o grande dia, marcar horários, entregas, making of e mais uma série de tarefas necessárias e que dariam o maior trabalho e despesa se fossem feitas por telefone. Tudo muito rápido e prático.

 

Temos também os sites das cerimonialistas e os de casamento que fazem a alegria dos internautas que encontram com muita rapidez as   informações sobre o evento e facilitam na confirmaçlão de presença.

 

A única ressalva que faço é a respeito da ansiedade, que pode duplicar em alguns casais, quando se depararem com a contagem dos dias nos aplicativos e sites e eles ainda não cumpriram todas as tarefas pedidas. SÓ ISSO! Mas se isso acontecer, estarei aqui sempre pronta a ajudar.

 

Grande beijo em todos!

 

 

                                                      LOGO ANUNCIOSITELOGO ANUNCIOSITELOGO ANUNCIOSITE                         

 

 

 

 

 

 

Convidados e padrinhos "Sangue bom"

 1convidados-reuters-20110429-g

 

Quem pensa que padrinhos e convidados para casamentos não têm nenhuma obrigação, engana-se.

Dependendo da formalidade do evento, suas responsabilidades podem aumentar ou diminuir, mas sempre existirão.

 

Há deveres que são comuns nesse tipo de comemoração. Por exemplo:

 

1. Pagar seu próprio traje. Já a flor de lapela (ou boutonnière) deve ser paga pelos noivos, confeccionada e entregue pela floricultura e de responsabilidade do cerimonial

 

2. Cuidar do transporte para o local do casamento, caso o casal já não tenha feito.

 

3. Oferecer um presente aos noivos. Presentes são super bem vindos, mas o legal e adequado é entregá-los no endereço dos noivos e não na festa.

 

4. Saber de seus deveres e seguir as instruções dadas ou deixadas pelo casal

 

5. Ser pontual em todos os eventos relacionados ao dia do casamento e principalmente na cerimônia religiosa. Atenção padrinhos!

 

6. Quando receber convite para ir a um casamento observe muito bem A QUEM se destina e QUANTAS pessoas estão sendo convidadas.

 

7. IMPORTANTÍSSIMO: confirme sua presença e faça de tudo para ir mesmo. É muita falta de consideração confirmar presença e não ir. É só se colocar no lugar dos noivos que estão gastando muito para recebê-lo em seu casamento.

 

8. Fotógrafo é IMPRESCINDÍVEL em um casamento e tem custos, portanto, NUNCA, MAS NUNCA MESMO, entre na frente do profissional contratado para tirar uma foto para o Facebook ou Instagran.

 

9. Esteja disponível na hora das fotografias – principalmente os padrinhos

 

10. Vestido branco é PRERROGATIVA da noiva. Mesmo que tenha um vestido branco sensacional, deixe-o para outra ocasião.

 

11. A cerimônia é a parte mais importante do casamento, portanto, NÃO APAREÇA SOMENTE NA FESTA.

 

12. Em toda cerimônia, toda mesmo, DESLIGUE seu celular. Tenha respeito!

 

13. Não tenha pressa e entre correndo para pegar uma mesa ou o melhor lugar. Certifique-se a respeito do mapeamento do salão ou mesas reservadas e ao menos no primeiro momento, respeite o layout e mapeamento feito pelos noivos. NUNCA, EM HIPÓTESE NENHUMA JUNTE MESAS

 

14. Não leve NADA da festa sem permissão.

 

15. Kit toalete foi colocado para emergências e necessidades. Definitivamente NÃO foi colocado para encher os bolsos ou bolsas com analgésicos, antiácidos, bandaid, balinhas, etc.

 

16. Ajudar os noivos no que eles necessitarem.

 

76. Também ajudar qualquer pessoa idosa ou portador de alguma necessidade com a locomoção ou com alguma orientação.

 

18. Cuidar de suas crianças. NEM SEMPRE haverá disponível no local, espaço kids, trocador, babás, monitoras ou berçários.

 

19. Usar de simpatia, cordialidade e gentilezas para com todos os demais convidados.

 

20. Agradeça MUITO ter sido convidado, o carinho e a festa. O casal e familiares ficarão muito felizes.

 

E finalizando, tais obrigações, num evento como o casamento, não são consideradas como tal, pois cada convidado sentirá muito prazer em ser pontual, gentil e simpático com todos os participantes, especialmente com os noivos. Isso chama-se consideração.

 

 

 

First Look

First Look ou first sight, o que é isso?
 
Sabem aquele noivo que se emociona com tudo e fica nervoso só de pensar no momento em que verá sua noiva entrando na cerimonia? 
 
Ja viram homens que ficam com os olhos marejados e até caem no choro quando vêm pela primeira vez sua amada toda vestida de branco entrando para o encontrar no altar? 
 
Pois bem, o first look ou first sight serve para facilitar a vida desses homens maravilhosos que se sensibilizam e até sofrem com tanta emoção. Nada mais é do que o primeiro olhar antes de começar tudo. Uma espiadinha, um momento rápido, uma arte de criança, mas que serve para  aliviar a tensão, a emoçao, e deixá-los mais calmos e confiantes, para que possam tirar de letra a cerimonia toda sem se abalar tanto.
 
Acreditem, essa é uma ideia vinda dos USA que tem achado noivos adeptos no mundo todo e serve para aqueles que não são superticiosos, mas muito sensíveis. É um momento apenas, minutos somente para os dois, registrado por lentes atentas e também muito sensíveis. 
 
Quem se habilita? Já tivemos um lindo casal que topou.
 
 
 
 

Traje Ideal

Pergunta:  Bom dia Bel tudo bem? Vou ser madrinha de casamento estou em duvida no que vestir. Vai ser as cinco da tarde no campo e  gostaria de uma dica sua no que posso usar .. obrigada

Enviado em: 19/09/2013 09:34 - Viviane

 
 
Olá Viviane, obrigada por entrar em contato. 
 
Gosto de pensar que um casamento às 17h, no campo, seja um casamento bucólico, romântico e tranquilo e que todos os convidados estejam trajados de acordo com a ocasião, porque casamento sempre pede um pouco de sofisticação e atenção ao se vestir.
 
Neste caso, todos os convidados, a meu ver deveriam usar um traje passeio, isto é, para os homens calça social, bem cortada, uma boa camisa de manga longa que pode estar com a manga dobrada, blaser em caso de frio, sapatos confortáveis combinando com tudo. Para os padrinhos um bom terno, que pode ter uma cor mais clara, como um cinza, com camisas claras também e gravatas leves em tons que combinem com o traje todo. Para as mulheres vestidos longuetes ou até no joelhos bem costurados, com tecidos esvoaçantes, finos, em cores claras e alegres, sem nada de brilho e com acessórios delicados e básicos. Calçados leves,  com saltos largos, para não entrar na terra ou na grama. Nada de plataforma. As madrinhas podem seguir essa dica e até podem usar longos, desde que sejam em tecido leves, delicados, em cores alegres, podendo, nesse horário usar estampa floral de muito bom gosto.
 
Viviane, pode ser que os noivos estipulem algum traje e é obrigatório aos convidados obedecer e se esmerar em fazer o melhor. Pode também acontecer do casal deixar todos a vontade, mas isso não quer dizer qualquer coisa, pois como já foi mencionado, casamentos são momentos muito especiais que merecem atenção todos que irão participar, com carinho ao se vestir e se comportar. Portanto, não é de bom tom usar jeans, camisetas, tênis, sapatênis, vestidos de malha, calças de sarja, etc.
 
Espero ter ajudado.
 
Grande abraço,

Tamanho da igreja 2

Pergunta: 

Parabéns pelo seu trabalho e pelo seu blog!
Gostaria de sua opinião, por favor. O que você acha de uma cerimônia na Capela do Colégio São Carlos para mais ou menos 50 pessoas? E quanto ao numero de padrinhos a escolher?
O que voce acha sobre o tamanho da capela com este nro. de convidados? Há lugares menores para este numero?

Beijao e obrigada.
Enviado em: 14/09/2013 - Flavia
 
Olá Flávia, bom dia!
Obrigada pelo contato e pelo carinho. Respondendo à sua pergunta, acho a Capela do Colégio São Carlos ideal para uma cerimônia pequena. Temos outras igrejas menores, mas a Capela é bem charmosa e de tamanho adequado.
 
Quanto a quantidade de padrinhos, como sua cerimônia será bem pequena, tipo mini wedding, aconselho a colocar poucos padrinhos. Três de cada lado serão de bom tamanho, podendo ser até menos se puder.
 
Grande abraço e boa sorte.

Entrega de convites

Pergunta: Olá Bel, vou me casar em dezembro, quanto tempo antes do casamento posso começar a entregar os convites? Obrigado!

Enviado em: 12/09/2013 10:44 - Fernanda

 
Fernanda, bom dia!
Obrigada pelo contato e sempre oriento aos casais que passam por aqui a iniciarem a entrega dos convites, com 50 a 60 dias de antecedência. Acho 30 dias muito pouco para todos se prepararem.
 
Grande abraço,
 
Bel

Lembrancinhas

Pergunta: Olá Bel, tenho uma dúvida, estou com pouca grana para mandar fazer lembrancinhas muito elaboradas e caras, fica chato eu dar algo mais simples? Obrigada!

Enviado em: 07/08/2013 06:04 - Amanda
 
Olá Amanda, bom dia!
Obrigada pelo contato e como sempre digo aos meus queridos casais, as lembranças são facultativas, ou seja, não é  obrigação dos noivos oferecer.
Claro que pode colocar algo mais simples, porém, lembrando sempre da regra de ouro, que as lembranças devem ter alguma utilidade ou serem de comer.
Grande abraço e sucesso nas suas ideias.
 
Bel

Faça você mesmo o seu roteiro!

Débora e Luiz Eduardo decidiram fazer eles mesmos o roteiro da tão sonhada lua de mel. Que não é moleza, nós sabemos, mas que vale a pena, ahh isso vale muito. Vejam o resultado!

 

"Para quem quer se aventurar em plena lua-de-mel, sem perder o romantismo, aqui vai nossa dica de viagem.

O nosso destino? Europa. O primeiro país que veio a nossa mente foi a Suíça, especificamente, Interlaken. Uma cidadezinha com aproximadamente 5.300 habitantes, situada entre os lagos Thun e Brienz, próxima à montanha Jungfrau, nosso destino principal.

Mas, como faremos? Quais os países? O custo? Hotéis? Passagem aérea?

Optamos em fazer sozinhos, sem agência de viagens. Para tanto, compramos as passagens aéreas pela internet, e, como não são nada baratas, aproveitamos a nossa ida e ficamos uns dias a mais por lá. Logo, nosso destino incluiu também Itália e França.

Passagens aéreas compradas, a próxima etapa foi fechar os hotéis, o seguro-saúde, o Swiss Pass (passe de trem para uso em dias consecutivos, que incluía descontos em alguns passeios nas montanhas). Em pesquisas realizadas pela internet, descobrimos que havia uma promoção do Swiss Pass válido até novembro: compre um e ganhe outro.

Como entramos em contato com alguns hotéis na Suíça e os valores não bateram com os informados no site, ficamos receosos e procuramos uma agência. Fica a dica: visitamos várias agências e poucas sabiam da promoção do Swiss Pass. Internet e boas agências fazem a diferença.

Tudo pronto!

Depois de longas horas, eis que nos deparamos com paisagens deslumbrantes: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Lá é possível fazer passeios belíssimos como subir as montanhas Jungfrau e Schilthorn. Como compramos o Swiss Pass, também tivemos descontos nestes passeios.

A Jungfrau é maravilhosa. O caminho que nos levou até ela é espetacular, de tirar o fôlego. É uma paisagem inacreditável. Enquanto em Interlaken uma névoa pairava no ar, deixando a cidade chuvosa e fria, ao subirmos a montanha de trem, nós nos deparamos com um sol maravilhoso. Dia perfeito!

Nas fotos abaixo, é possível ver a névoa que encobre a cidade de Interlaken e parte do trajeto percorrido pelo trem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O trem faz algumas paradas em alguns pontos em que é possível descer e conhecer alguns vilarejos. Você não precisa necessariamente seguir com o mesmo trem. 
Dentro da montanha, é possível observar quadros e fotos que recontam a história dos mineradores que construíram os túneis e os trilhos os quais possibilitaram a construção da estrada de ferro até o topo da Europa. Além disso, há também o museu de gelo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Outra montanha imperdível é a Schiltorn, onde foi gravado um filme de James Bond (007 – A Serviço Secreto de sua Majestade de 1969).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Da Suíça, decidimos ir para a Itália de trem. Antes de anoitecer, pudemos fazer algumas paradas nas cidades de Lucerna e Lugano, maravilhosas. Em Lucerna, compramos passagens para Milão, porém, não foi uma viagem prazerosa. O trem noturno não tinha as mesmas qualidades do trem suíço; logo, nos frustramos. A viagem foi muito longa, parando em todas as estações do norte da Itália. Não recomendamos!
Finalmente, Roma! Uma cidade muito bonita...vale a pena conhecê-la. Mas, cuidado: quem sai da Suíça e vai para Roma acaba se assustando, pois enquanto na Suíça todos os motoristas param para você atravessar a rua, em Roma, você tem que parar para não ser atropelado, mesmo estando na faixa de pedestre com o sinal verde para você passar. Isto te lembrou o Brasil?
Problemas à parte, visitamos o museu do Vaticano, a Basílica de São Pedro, um passeio imperdível! Monumentos maravilhosos! Comida excelente!
De Roma direto para a França!
 
Não precisamos dizer que Paris é maravilhosa, não é mesmo? Tudo o que as pessoas dizem de lá, acredite, é verdade! Lugares maravilhosos, pessoas lindas e elegantes, comida boa, ou seja, primeiro mundo.
 
Como o metrô funciona perfeitamente, e você não espera mais do que 3 minutos caso perca um, nada mais prático e rápido do que usar este meio de transporte. Com um mapa do metrô e um mapa da cidade em mãos, não tem como errar! Mas, não se esqueça de consultar a previsão do tempo, ela te ajudará e muito para montar seu roteiro.
 
 
Saber a língua local, mesmo que pouco, faz uma enorme diferença para a sobrevivência em um país estrangeiro.
Façam bom proveito e ótima viagem para os que quiserem se aventurar!"

 

bel postigo

Olá, sou  Bel Postigo, cerimonialista, formada em Publicidade e Propaganda, com experiência em marketing e comunicação, cerimonial público, corporativo e social.

Amo o que faço, tenho uma família linda e grandes amigos.

Você encontrará aqui, inspirações, ideias e dicas de como comemorar bem.

Também estarei aberta para um bom bate papo e sugestões. Sinta-se à vontade.

Últimos Posts